Usar Celular no Banheiro Aumenta em 46% Risco de Hemorroidas, diz estudo!!!

Estudo indica que ficar sentado no vaso sanitário mais tempo que o necessário não faz bem para a saúde gastrointestinal. Problema tem atingindo cada vez mais jovens.

Por Deutsche Welle

Usar celular no banheiro aumenta risco de hemorroidas — Foto: Adobe Stock

Usar celular no banheiro aumenta risco de hemorroidas — Foto: Adobe Stock

Há quem costume levar o smartphone para o banheiro para ler mensagens ou navegar nas redes sociais. Mas o que parece um passatempo inofensivo pode se tornar um problema.

Segundo um estudo publicado em setembro na revista científica PLOS One, quem usa o celular enquanto está sentado no vaso sanitário não apenas permanecem ali por muito mais tempo. "Isso está associado a um aumento de 46% no risco de hemorroidas", afirmou Trisha Pasricha, gastroenterologista da Escola de Medicina de Harvard e pesquisadora chefe do estudo.

Para o estudo, 125 adultos foram questionados sobre seus hábitos no banheiro durante uma colonoscopia preventiva. Metade dos usuários de smartphone relatou ficar sentado no vaso sanitário por mais tempo do que o necessário por causa de seus aparelhos.

Sentar em uma cadeira oferece suporte ao assoalho pélvico, mas, em um vaso sanitário, é diferente. O assento aberto não oferece apoio direto. "Isso aumenta a pressão sobre os músculos do assoalho pélvico, o tecido conjuntivo em torno das hemorroidas e sobre as próprias hemorroidas", explicou Pasricha.

Todos têm hemorroidas, que são pequenas protuberâncias altamente vascularizadas na junção do reto com o ânus. No enquanto, quando elas aumentam de tamanho devido à pressão do esforço para fazer cocô, isso pode ser tornar um problema, além de ser doloroso. Os sintomas variam de coceira e ardência a sangramento.

breve pausa pode até facilitar para ir ao banheiro.

"O problema surge quando a distração ofusca o verdadeiro motivo de ir ao banheiro – e você até se esquece por que foi", afirma Pasricha.

Os smartphones aumentam o risco em comparação com os jornais. Redes sociais, como Instagram e TikTok, são projetadas para manter nossa atenção pelo maior tempo possível, mesmo quando estamos no banheiro. Assim, os usuários de smartphones no estudo passavam mais de cinco minutos no banheiro várias vezes por semana. Metade deles admitiu perder a noção do tempo com frequência.

No entanto, o gastroenterologista Ulrich Tappe, que não participou do estudo, disse ter dúvidas que os smartphones desempenhem um papel decisivo no desenvolvimento de hemorroidas dolorosas. "As hemorroidas estão relacionadas aos movimentos intestinais e à alimentação", explicou. Segundo o especialista, fazer esforço para ir ao banheiro sobrecarrega o assoalho pélvico e, com o tempo, pode favorecer o desenvolvimento de hemorroidas dolorosas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sedeme conhece Processo Produtivo de Indústria de Açaí em Santa Izabel do Pará!!!