15 de dez. de 2022

Acredite se quiser//A história das mulheres ordenadas padres da Igreja Católica, que enfrentam o Vaticano e ameaça de excomunhão!!!


Em um calendário preso na parede, lê-se a anotação em caneta vermelha: amanhã é o “dia da ordenação”.

Mas ela também está ao telefone contratando um segurança para a missa em uma igreja de Albuquerque, no Novo México (Estados Unidos), onde mora. Tropeano imagina que pode haver hostilidade.


Na verdade; A Igreja Católica não permite que mulheres sejam padres. É ainda por cima, o Vaticano considera a ordenação de mulheres um crime grave, passível de excomunhão pelo direito canônico!!!


“É uma questão tensa. Nem todos estão abertos nem mesmo a considerar a possibilidade de que as mulheres sejam convocadas ao sacerdócio”, afirma ela.


Tropeano não está apenas preocupada com assédio pessoal. Ela conta que, desde que tornou pública sua esperança de tornar-se padre da Igreja Católica, sofre um “impressionante” assédio online.


Tropeano é uma das mais de 200 mulheres em todo o mundo que fazem parte do movimento pelas mulheres padres da Igreja Católica, um grupo que participa de serviços de ordenação não autorizados para tornar-se padres, em ato que desafia a Igreja Católica Romana.


"A excomunhão foi a razão que me impediu de cogitar ser padre por muito tempo", afirma ela. "Eu ia à missa todos os dias. Eu trabalhava na paróquia, toda a minha vida estava na igreja. Pensar em desistir daquilo – eu não conseguia nem imaginar."


Tropeano é católica devota. Depois de anos em outros trabalhos, incluindo o de gerente de uma banda de rock, ela sentiu o chamado para o sacerdócio. "Eu podia ouvir, 'você é meu padre, você é padre, eu quero que você seja padre".


A única opção em aberto para ela, como mulher, seria servir à igreja em outra função – como freira ou colaboradora leiga da sua diocese. Ou ela poderia abandonar totalmente o catolicismo em favor de outra denominação cristã que a recebesse como sacerdote.

Por Redação/ Com informações BBC Brasil em 15 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clima Festivo marca Abertura da Semana Nacional de Trânsito em Santarém!!!

Apresentação musical com a banda da Polícia Militar e orientações sobre a importância de atitudes para um trânsito seguro, foram pontos alto...