25 de ago. de 2022

Robert Riker. O Último Confederado em Santarém!!!

Santarém. Sua Gente. Sua História!!!


Tenho muito gosto em ter o jornalismo como missão, conseqüentemente, informar e provocar a curiosidade de quem se interessa em saber um pouco mais sobre aqueles que escolheram Santarém, cidade Pérola do Tapajós para morar e aqui realizar seus sonhos e acima de tudo, dedicar seu amor puro e sincero, mesmo sendo de origem "filhos adotivos". 

Hoje a luz do saber e do entendimento histórico paira sobre os Confederados, americanos , na Guerra da Secessão,  luta entre Norte e Sul, pela libertação dos escravos, em 1865.


Ao final, o Norte estadunidense venceu, libertou escravos e confirmou presidente eleito, Abraham Lincoln, depois assassinado; muitos desses sulistas resolveram se estabelecer em nossa região. A exemplo dos Riker, entre outros.


Trecho transcrito do livro " O Último Confederado na Amazônia", escrito por David Afton Riker, no ano de 1983.




Nos idos de 1867, Robert Henry Rike chega a Santarém, no navio "Inca", depois de sete dias de viagem, vindo de Charleston,  passando pela capital,  Belém; com ele estavam sua esposa Sarah Elizabeth Hapoldt Riker e os cinco filhos do casal.

A família havia vendido as propriedades em solo estadunidense e trouxeram equipamentos para o trabalho agrícola na região do Tapajós.


Em uma grande propriedade denominada "Diamantino ", distante quinze quilômetros da Cidade, plantaram  cana de açúcar e hortaliças; montaram serraria e uma destilaria, ali viveram cerca de uma década e meia.

Ainda que perdurasse  na memória destes, a lembrança da perda da pequena Lilian, caçula da família, falecida durante a viagem entre Charleston e Nova York- começo da Odisséia que terminou em Santarém- sendo sepultada no mar, fato esse que os ferira profundamente…


Robert Henry Rike perdera a guerra, deixara para trás amizades e agora, em seu novo lar, plantado em meio à floresta, restava-lhe a família. E a fé em dias melhores…


Nota:  " O Último Confederado na Amazônia".

retrata o amor de uma família de norte americanos que acreditavam, mesmo fora de seu berço geográfico, fazer "tinir" sangue de pioneiros que tiveram fé e fizeram de Santarém, em tempos distantes, lar onde estão plantadas em solo emocional firme, boa parte da "semente" Riker.


Um livro  de histórias e aventuras, amor e União familiar e sacrifícios, retratando a saga Riker e trazendo para o leitor e pesquisador essa trajetória, a partir da visão intimista do menino, do adolescente e anos depois, chefe de familia David Bowman Riker,  que teve papel importante na economia e desenvolvimento na "era dourada"  Ford em nossa região. 


Época Ford- Um momento histórico de muita importância na economia mundial pós guerra, responsável  através da extração da Borracha, pelo surgimento de cidades  Fordlândia e Belterra e infelizmente, também  desvendou  visão econômica  míope de Henry Ford, que acreditava poder comandar seus negócios e seus funcionários, desde Detroit, nos EUA, sem nunca ter vindo uma única vez ao Brasil; fato que ocasionou, na época,o mergulho fatal da Águia americana nas águas  do Rio Tapajós!!!

"Sou a última Semente Sulista "; David Bowman Riker.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clima Festivo marca Abertura da Semana Nacional de Trânsito em Santarém!!!

Apresentação musical com a banda da Polícia Militar e orientações sobre a importância de atitudes para um trânsito seguro, foram pontos alto...