3 de nov. de 2021

Vereador denuncia descaso com grávida no Hospital Municipal. Culpa de quem, senhor Prefeito???


Na Câmara Municipal de Santarém, nesta quarta-feira, dia 03 de novembro, o vereador Gerlande Castro , indignado, (PSB) fez um desabafo sobre o atendimento no setor de Obstetrícia do Hospital Municipal Alberto Tolentino Sotello.

O parlamentar lamentou que a situação tenha chegado ao ponto de perda de vidas.

Vereador Gerlande relatou que uma grávida foi em busca de atendimento, na segunda-feira (25.10), com sinais indicando parto e recebeu como recomendação da equipe médica voltar na sexta-feira (29.10). 

O vereador acrescentou que a situação da grávida era de risco. Na manhã da terça-feira (02), a mulher passou mal e retornou ao setor. Infelizmente, durante a cesariana, a equipe constatou que o bebê estava morto.


O vereador ficou indignado com a situação que classificou como desumana. "Para mim não há justificativa para essa omissão e desvalorização à vida", desabafou. O vereador pediu empenho da Comissão de Saúde da Casa Legislativa para apurar casos de mortes neonatal em Santarém.


Por sua vez, o vereador Enfermeiro Murilo Tolentino (PSC), também usou a tribuna da Câmara Municipal de Santarém na sessão desta quarta-feira (03), para pedir ações urgentes em defesa do atendimento adequado às gestantes e aos neonatos. O parlamentar entende que o sistema público de saúde não pode ficar omisso diante da taxa de mortalidade materna no município de Santarém e região e voltou a reivindicar a conclusão das obras no setor de Obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém, bem como da construção do Hospital Materno Infantil.


De acordo com o vereador, as medidas devem logo ser adotadas para garantir o respeito ao direito básico de vida para mães e filhos. "O cuidado materno e neonatal seguro é o que todas as mamães têm direito. Há muitos anos essa situação de caos nessa área da saúde pública me incomoda muito.


mortalidade materna e neonatal é um gravíssimo problema de saúde pública. Esse final de semana recebi ligações da Obstetrícia que não havia mais espaço para colocar mais uma grávida e isso é inaceitável. É um momento muito importante para a mulher e para sua família que tem que ser respeitado.

A conclusão dessas obras é de extrema urgência e necessidade”, ressaltou o Vereador Enfermeiro Murilo Tolentino.


Ascom/CMS
Com informações/Nel Fernandes – Assessora de Imprensa do vereador Murilo Tolentino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clima Festivo marca Abertura da Semana Nacional de Trânsito em Santarém!!!

Apresentação musical com a banda da Polícia Militar e orientações sobre a importância de atitudes para um trânsito seguro, foram pontos alto...