30 de nov. de 2021

Vereador Carlos Martins lamenta suspensão da Festa Literária este ano em Santarém

O Governo do Estado vai realizar, através da Secretaria de Estado  de Cultura, de 1º a 5 de dezembro em Belém, a 24ª Edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Mas, infelizmente, decidiu que não haverá Festas Literárias no interior do Estado este ano. “


“Considero esta decisão lamentável, porque Santarém também precisa de investimentos na área da cultura”, explicou Carlos Martins. 

O parlamentar lembrou do projeto de lei de sua autoria que institui em Santarém o Festival Literário – A Virada do Livro.


A Virada do Livro será uma festa de rua dedicada ao livro e à leitura e deverá contar com diversas atividades gratuitas como: conversas com autores, contação de história, atividades lúdicas, oficinas, teatro, dança, música e espetáculos de rua.


O maior mérito deste festival é oferecer a população oportunidades e experiências de estudo e de leitura que, muitas vezes, são subtraídos em razão das dificuldades econômicas e sociais.


*_Ascom Vereador Carlos Martins (PT)_*

Equatorial Pará certifica novos empreendedores de beleza em Mojui dos Campos*

O Projeto E+ Profissional formou profissionais do município em Design de Sobrancelhas.

 

O projeto E+ Profissional, promovido pela Equatorial Energia Pará, formou a primeira turma de Design de Sobrancelhas do município dr Mojui dos Campos, na região Oeste paraense. A empresa ofereceu capacitação para 15 clientes, que receberam na última sexta-feira, 26, o certificado de conclusão de curso e estão aptos para ingressar com qualificação no mercado de trabalho.  


O Projeto E+ Profissional atende clientes considerados baixa renda, com o objetivo de promover capacitação e oportunidades no mercado. A primeira fase do projeto consta de um levantamento com lideranças comunitárias, para saber as principais necessidades da população em relação a geração de emprego e renda. Com base nessas informações, é feito contato com os parceiros para viabilizar as capacitações.    


Seguindo a tendência do mercado da beleza, um dos cursos mais pedidos no município foi o design de sobrancelha, por ser de baixo investimento para iniciar o trabalho e rápido retorno. 


Para o Líder de Operações de Eficiência Energética da Equatorial Pará, Willian Melo, a iniciativa visa oferecer alternativas de qualificação profissional que possa ajudar a transformar vidas por meio de independência financeira. “E os cursos não encerram na sala de aula, pois nós também acompanhamos a vivência no mercado e o resultado dos treinamentos feitos ao longo dos anos tem sido satisfatório”, avalia.


*BALANÇO –* Desde que foi lançado, em 2017, o projeto E+ Profissional já conseguiu capacitar e profissionalizar mais de 2200 pessoas em diversas cidades do Pará.


Por: Ascom/ Equatorial 

29 de nov. de 2021

Uma "seletiva" que poucos entenderam…e desempregou muito pai de familia!!!

Em Santarém. Pará- A "seletiva" recentemente feita pelo governo municipal do prefeito médico Nélio Aguiar, que botou muito " veterano" pra fora da prefeitura, carece urgente de explicação melhor!!!

O que se sabe é que pediram os documentos dos servidores públicos, ato contínuo, foi avisado que a "seletiva" constava ter como itens classificatórios ou eliminatórios escolaridade e tempo de serviço público municipal.


Pior que o resultado final desmoralizou muita gente: poucos dos veteranos foram aprovados. E também outros com escolaridade média inexplicavelmente também foram reprovados...


Principalmente pessoal da secretaria de Obras e Urbanismo. Que TODOS  sabemos não possuem tanta escolaridade para mostrar.


Se a intenção do prefeito era colocar os com 15 ou 20 anos de casa  ou mais, no olho da rua...não precisava fazer nenhuma "seletiva". 


O mais triste é saber que neste fim de ano vai muita gente pro olho da rua...E sem direito a receber sequer muito obrigado do prefeito médico.


Pior que tem muita gente que não se conformou com o resultado da "seletiva". E podem entrar com uma ação para reaver seus "direitos".


Com a palavra o vereador JK do Povão. Que sempre defendeu e defende os direitos da população e também dos funcionários públicos.


Vamos aguardar...


Carlos Cruz.  Repórter 


Dando luz à população de Mojui

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), através do Departamento de Iluminação Pública, está realizando a manutenção da iluminação pública em pontos do município.


De acordo o secretário municipal de infraestrutura Víctor Lucas Lima, foi feito um planejamento de acordo com as solicitações da população e gradativamente as demandas estão sendo atendidas. "Os trabalhos estão sendo feitos na Estrada de Rodagem e na Antônio Walfredo, com a utilização de um caminhão munk e logo em seguida vamos dar prioridade para solicitações mais antigas que foram feitas na secretaria através do telefone ou presencialmente", afirmou.


O prefeito Marco Antônio Lima disse que já foi realizado um processo de licitação para que a Prefeitura possa ampliar os serviços de manutenção no município. "Desde o início do ano estamos realizando a manutenção emergencial e agora estamos em processo para que possamos atender todos os bairros e comunidades. Já estamos com técnicos executando os serviços que, com certeza, trará mais qualidade de vida para todos, deixando a cidade mais bonita e iluminada", destacou.



Por Elivado Silva e Adonias Silva

Revisado e editado por Adonias Silva

Fotos/ Silvagner Gregorio 


Assessoria de Comunicação - ASCOM

Prefeitura Municipal de Mojuí dos Campos

Almas gêmeas e a União pelo voto?!Eis a grande questão!!!

O ex-ministro Sergio Moro trocou mensagens no domingo à noite, com o governador de São Paulo, Joao Doria, para parabenizá-lo pela vitória nas prévias do PSDB. Na conversa, ambos combinaram de se encontrar para discutir os cenários para 2022.

“Gosto do Sergio Moro. E somos amigos. Importante estarmos juntos nesta Frente Democrática Liberal Social pelo Brasil”, disse Doria à CNN.


O encontro deve ocorrer após o retorno de Doria de uma viagem que fará aos Estados Unidos. Tudo pode acontecer a partir de então...


Por: Terra Brasilis

Refeição completa / Cobra engole "cobra" junto com o "saco"!!!

Sobre o assunto: comadre cotinha, da comunidade Sorriso de Maria, expert em engolir cobras, postou o seguinte comentário : "só faltava essa, cobra engolindo cobra. Será por falta de periquita?" 

Explico: o acaso deu-se na África do Sul, um turista holandês, de 47 anos, que preferiu e faz questão em ficar no anonimato, teve as suas férias frustradas de uma das piores maneiras possíveis. 

Isso porque, enquanto usava o banheiro, foi mordido por uma cobra — mais especificamente por uma Naja annulifera — na região do escroto e na genital. Sem assistência médica adequada, a região necrosou, ou seja, parte do tecido “morreu”.

Fatos- O holandês estava hospedado em um hotel, dentro de uma reserva natural sul-africana. Quando foi se sentar no vaso sanitário, a naja já estava lá e mordeu os genitais do turista.

Inclusive, os autores holandeses do relato reforçam a importância de verificar se há algo dentro do vaso, especialmente em locais onde a incidência de cobras pode ser alta.


Como a reserva era bastante longe de qualquer hospital, o homem precisou aguardar por algumas horas até receber algum tratamento. “Ele esperou 3 horas pelo transporte de helicóptero até o centro de traumas mais próximo (350 km)”, contam os médicos do Hospital Rijnstate.


No meio-tempo, foi possível identificar a espécie exata da naja. Enquanto isso, o paciente também relatava dores desde a virilha até a parte superior do tórax, além de uma sensação de queimação nos próprios órgãos genitais e febre.


Quando chegou ao atendimento, “genital e escroto estavam inchados, de cor roxa escura e doloridos”. Além disso, a “necrose escrotal foi diagnosticada e ele recebeu múltiplas doses de um antídoto inespecífico de veneno de cobra e antibióticos de amplo espectro”, relataram.


O paciente precisou ser transferido para uma ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo relatos, foi possível reconstruir a "cobra cega" do infeliz turista.

Sabe-se que somente aqui da região, tem muita gente escabriada: muito cuidado quando for sentar no vaso sanitário ou diretamente na "cobra"; pode a cobra morder...recado dado.

26 de nov. de 2021

Verdade/ Marina Silva fora da corrida presidencial 2022



De acordo com a liderança do partido, a decisão foi tomada pela própria Marina, que não teria mais o desejo de enfrentar uma disputa presidencial nos próximos anos. A ex-senadora foi candidata nas três últimos eleições: 2010, 2014 e 2018, quando terminou em oitavo lugar, com 1% dos votos válidos.


Novos planos


No entanto, mesmo fora do pleito presidencial, Marina ainda terá seu nome na urna em 2022. De acordo com o partido, a ex-senadora avalia as chances de concorrer a uma vaga de senadora ou deputada federal pelo Distrito Federal, onde mora. Além disso, o partido possui planos de usar Marina como “puxadora de votos” para auxiliar a representatividade da sigla.


Atualmente, o partido tem apenas uma deputada federal: Joenia Wapichana (Rede-RR) e apenas dois no Senado, onde Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Fabiano Contarato (Rede-ES) têm mandato garantido até fevereiro de 2027.


Diferente de outros anos, quando começar a se inserir no debate público a um ano das eleições, Marina tem se mantido preservada em 2021. A ex-senadora apenas emite sua opinião sobre temas da atualidade por meio de suas redes sociais.


Com informações do Metrópoles

Saúde Financeira/ Dólar mostra sintomas de Covid!!!

A verdade: desde ontem, quinta feira, 25, o Dólar disparou com temor de nova variante da Covid-19.

Os principais indicadores do mercado financeiro brasileiro operam no campo negativo hoje,  sexta-feira, 26, acompanhando o temor global pela disseminação de uma nova variante da Covid-19 na região sul da África.


Por volta das 11h25, o dólar avançava 0,54%, cotado a R$ 5,595. A divisa chegou a bater a máxima de R$ 5,663, enquanto a mínima não passou de R$ 5,581.

O câmbio fechou a véspera com recuo de 0,53%, a R$ 5,565. 

Seguindo o movimento de queda nas principais Bolsas do mundo, o Ibovespa, referência da B3, despencava 3%, aos 102.571 pontos. 


O pregão desta quinta-feira, 25, encerrou com alta de 1,16%, aos 105.728 pontos.


Por: Terra Brasil Notícias

Santarém/ *Equatorial Pará monta Plano de Operação para a programação do Círio da Conceição*



A Equatorial Energia Pará montou um plano de operação para atender as necessidades da programação oficial do Círio da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém, que compreende os municípios de Prainha, Almeirim, Aveiro, Monte Alegre, Mojui dos Campos e Belterra, além de Santarém, no oeste paraense.


Com um esquema de atendimento e monitoramento mais intensificado, a atenção maior da empresa será para os pontos onde se concentrarão grande parte das atividades que foram elaboradas pela diretoria da festividade, de acordo com as orientações dos órgãos de saúde, para evitar aglomerações durante a pandemia.


A distribuidora está buscando garantir a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia, eliminando potenciais riscos e tratando com agilidade as situações emergenciais durante as festividades. Equipes ficarão localizadas em pontos estratégicos, principalmente no entorno da praça da matriz, no centro da cidade.


O gerente da Manutenção da Equatorial Pará, Matheus Ribeiro, explica que o plano de contingência da empresa começa a ser executado neste sábado, 27, com a transladação, quando oficialmente ocorre o início das homenagens à santa. “Vamos disponibilizar equipes nas proximidades da Matriz, a fim de prevenir situações emergenciais e garantir uma resposta imediata a qualquer eventualidade que possa ocorrer com o fornecimento de energia no local”, afirma.


A estrutura da empresa será reforçada com equipes extras que estarão de prontidão para priorizar o atendimento e prevenir qualquer contratempo durante as celebrações e os eventos programados pela organização do Círio 2021.  


*Trabalho Preventivo*

Este ano, dando continuidade ao trabalho preventivo, a empresa antecipou a inspeção nos alimentadores que suprem o fornecimento nos locais de alta prioridade e executou testes nos equipamentos que serão utilizados para os trabalhos.


*Fogos de Artifício*

Esses artefatos requerem muita atenção para não causar acidentes e situações de falta de energia. Portanto, jamais fogos devem ser lançados na direção da rede elétrica, durante a passagem da imagem. 


Quando esse tipo de material entre em contato com a rede elétrica, além de causar graves interrupções no fornecimento, também é capaz de causar acidentes de grande porte com a população. 


Caso ocorra acidente, o local deve ser isolado, não permitindo a aproximação de pessoas. No local do acidente, ninguém deve tocar na fiação elétrica e nem tentar retirar objetos que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada.

Por :ASCOM/ Equatorial

25 de nov. de 2021

Final de ano promissor/Mercado de soja em expansão!!!


Agroconsult estima safra de soja do Brasil em recorde de 144,3 milhões de toneladas em 2021/22.

Caso a projeção se confirme, a safra no maior produtor e exportador global de soja cresceria 5,2% na comparação com a temporada anterior.

A safra de soja do Brasil em 2021/2022 deve alcançar um recorde de 144,3 milhões de toneladas, com as condições climáticas favoráveis de maneira geral e um crescimento de área plantada, estimou nesta quinta-feira a Agroconsult, durante evento promovido pela Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais).


Caso a projeção se confirme, a safra no maior produtor e exportador global de soja cresceria 5,2% na comparação com a temporada anterior, estimada pela consultoria em 137,1 milhões de toneladas.


Com os preços favoráveis, os produtores brasileiros elevaram o plantio em 4,2% na temporada atual, para 40,3 milhões de hectares.


O sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa, afirmou que, se as condições continuarem favoráveis, a produção da oleaginosas brasileira poderia superar 145 milhões de toneladas, na melhor das hipóteses. 


Ele disse ainda que, com um plantio antecipado pelas chuvas, o Brasil poderá ter também um volume maior de soja da nova safra em janeiro, quando a colheita se intensifica.


Ainda estimou um volume pronto para colheita na primeira quinzena de janeiro de 6,5 milhões de toneladas, muito próximo da temporada mais adiantada da história, em 2018/19, quando o Brasil já teve no período 8,2 milhões de toneladas. 


© Forbes 2021. Todos os direitos reservados.



Depois do casamento, noivo foi passar a lua de mel no xilindró...sem a noiva!!!

Todo casamento é um momento inesquecivel. Esse não foi diferente...




Imagens do momento, tanto do sim, quanto da prisão do noivo,  circulam nas redes sociais e repercutiram entre os internautas nos últimos dias.


Após o homem ser detido, é possível ver a noiva chorando enquanto parece tentar perseguir a viatura que levava o noivo.


As imagens fizeram com que os usuários das redes sociais começassem a especular os motivos que levaram o suspeito a ser preso.


A razão foi divulgada: A imprensa local informou que o recém casado devia vários meses de pensão alimentícia para a filha que ele teve com outra mulher;  em relação anterior. 


Apesar dos gritos e pedidos dos convidados e da noiva, os policiais continuaram a ação e levaram o noivo. 

Quando vão devolver para realizar a tão sonhada Lua de Mel ao lado de sua amada? Assim que ele se "acertar" com a justiça dos Homens e pedir perdão pra esposa e pra Deus por praticar ato leviano e irresponsável. Tenho dito.

Imagens: redes sociais.

Bolsonaro: "Apoio a Lula apressou liquidação do Magazine Luiza"!!!

Politica e negócios NUNCA foram companheiras…Comprove:



Apesar de não citar nomes, o comentário se refere a Luiza Trajano, dona da rede de lojas Magazine Luiza, que perdeu metade de seu valor na Bolsa de Valores (B3) entre 2020 e novembro de 2021.


– Você não vê empresário socialista. Tem uma mulher aí que é socialista. Não fala o nome, não. Essa mulher é socialista e perdeu R$ 30 bilhões agora, quando anunciou amor pelo “nove dedos” – declarou o chefe do Executivo.



A empresa atribui a retração à desaceleração nas vendas em razão da diminuição do poder de consumo dos brasileiros, somada ao aumento dos juros e da inflação.


Muito já foi especulado sobre a possibilidade de Luiza Trajano compor a chapa do ex-presidente Lula como vice nas próximas eleições em 2022, algo que a empresária já negou. Segundo ela, não há intenção de sua parte de concorrer à vaga no Planalto nem a qualquer outro cargo político.


Para aliados de Lula, ter Trajano como vice poderia atrair apoio do empresariado. Quando Luiza saiu na revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2021, o ex-presidente escreveu o texto sobre ela no periódico:


– Em um mundo corporativo ainda dominado por homens, Luiza Trajano conseguiu transformar o Magazine Luiza em um gigante do varejo – declarou.


Fonte Pleno News







23 de nov. de 2021

Roupa pra cachorro...

Trocadilhos à parte, ao contrário do que muita gente pensa, o mercado de roupas para Pets é muito conhecido e concorrido em grandes capitais, a exemplo de Belém e Manaus e outras bem mais conhecidas no território nacional.


E sempre chama a atenção do público por ser novidade...Confira. 


Em nossa região, com a chegada do inverno, não é só o ser humano que sente o impacto das baixas temperaturas na pele. Embora os pets sejam revestidos de pelos, algumas raças de cães e gatos vão precisar de uma proteção extra durante o frio.


Além de aquecidos, os animais ficam ainda mais fofos e irresistíveis com roupas para cachorro e gato.


Importante: No entanto, não são todos os pets que exigem esse cuidado mais intenso durante o inverno: se você não considerar as necessidades de cada animal, além do desconforto, a roupinha representará um perigo para a saúde.

Cães e gatos de pelos curtos, como Yorkshires, Whippets, Siameses e o famoso Sphynx (o gato pelado), geralmente sentem mais frio que os animais de pelos longos, como o Husky e o Persa.

Para os primeiros, roupa para cachorro e gato são recomendadas, já para os demais, oferecer um cobertor ou travesseiro para enfrentar as baixas temperaturas noturnas é suficiente para acabar com o frio.



21 de nov. de 2021

Mojui/ "Ônibus da Vacina" atropelando Covid!!!

A Prefeitura de Mojuí dos Campos,através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apresentou mais uma estratégia para garantir imunização para a população que vive nas regiões mais distantes ou de difícil acesso do interior do município. É o "Ônibus da Vacina", veículo transformado em unidade móvel de saúde para levar a vacina contra a Covid-19 ao público mais vulnerável.



As comunidades Corpus Christi e Piranha foram as primeiras beneficiadas, nos dias 17 e 18 de novembro.

Segundo a Secretaria de Saúde, responsável pela execução da logística das viagens, a proposta também é ampliar a cobertura vacinal em toda região com aplicação da 1ª e 2ª dose, dose de reforço para idosos, imunossuprimidos e profissionais da saúde. Conforme a Semsa, em dois dias foram administradas 381 doses no total (imunizantes da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac), sendo 140 na comunidade Corpus Christi e 241 na comunidade Igarapé do Piranha.


Para a enfermeira Kesia Aguiar, coordenadora de imunização da Semsa, a logística segue todos os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. "O ônibus é todo climatizado, a vacina da Pfizer exige um ambiente climatizado e dessa forma fizemos nas duas comunidades. Tivemos uma grande procura pelos imunizantes, para primeira e segunda dose e dose de reforço também. A população ficou muito feliz", afirmou.

O secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, citou que a iniciativa vai contribuir para acelerar a chegada da vacina nas localidades mais distantes. "Essa é mais uma ação da Prefeitura, da Secretaria de Saúde de Mojuí dos Campos para a população que se encontra impossibilitada de se deslocar até os pontos de vacinação, até a zona urbana. Outras comunidades serão contempladas com nossa ação", enfatizou.

O jovem prefeito Marco Antônio Lima destacou os esforços da gestão municipal para que toda a população tenha acesso à vacina. "O Ministério da Saúde envia a vacina, o Governo do Estado distribui ao município e o Município disponibiliza as vacinas e os profissionais para fazer a aplicação das doses. O esforço está sendo muito grande para imunizar toda a nossa população, e precisamos combater a pandemia. Isso só é possível com a vacinação".


Por Adonias Silva e Elivado Silva

Revisado e editado por Adonias Silva

Assessoria de Comunicação - ASCOM

Prefeitura de Mojui dos Campos/ Cuidando da Gente.

20 de nov. de 2021

Mais Qualidade na "Gelada" / Cevada resistente à seca!!!

A maior cervejaria do mundo está apostando em cultivares de alta tecnologia e em técnicas agrícolas aprimoradas na África do Sul



A South African Breweries (SAB), parte da Anheuser-Busch InBev, está apostando que novas variedades de cevada resistente à seca ajudarão a manter a produção anual recorde em seu importante mercado doméstico de cerveja e a atender à demanda em outras partes do continente, disseram as autoridades.


A maior cervejaria do mundo está apostando em cultivares de alta tecnologia e em técnicas agrícolas aprimoradas na África do Sul, que eliminarão a escassez de cevada e malte, favorecendo planos de expansão.


Os cientistas dizem que as condições de maiores secas na África do Sul, devido ao aquecimento global, podem diminuir a produção de cevada em Caledon, a principal área de cultivo do país, onde a AB Inbev também converte cevada em malte em sua fábrica de 180.000 toneladas.


Atualmente, o malte é importado da Europa apenas quando os volumes de produção local não atendem aos parâmetros de qualidade ou se há redução safra devido à seca.


Mas, o plano a longo prazo é exportar eventualmente maiores quantidades de malte à medida que a produção de cevada aumente, sendo a África o principal mercado alvo de exportação, disseram funcionários da empresa.


Ao usar cevada resistente à seca e uma agronomia aprimorada, o diretor para desenvolvimeno agrícola da AB-InBev na África, Josh Hammann, disse que a companhia superou a meta de atingir 475.000 toneladas de produção de cevada até 2021, com uma colheita recorde de 560.000 toneladas alcançada na temporada de 2020, quando as chuvas foram boas.


Os pesquisadores também estão fazendo experiências com novos cultivos de milho, sorgo e mandioca para atender às perspectivas de fabricação de bebidas destiladas na Tanzânia, Uganda e Moçambique.


Os cientistas estão entusiasmados com seu mais recente cultivo de cevada Kadie, que tem um potencial de alto rendimento, uma alta porcentagem de maciez do grão e amadurece mais rápido do que outras variedades em terras secas.


“É rápido, é curto e tem fator X”, disse Daniel de Klerk, criador do instituto de pesquisa, sobre a nova variedade.


Kadie pode ser considerada para uso na Budweiser e, se testada com sucesso, pode se tornar a primeira variedade africana de cevada usada para a popular cerveja americana, disseram as autoridades.


O post AB-Inbev aposta em variedades de cevada resistentes à seca para produção de cerveja na África.


Fotos: reprodução redes sociais

Por: Forbes Brasil.



19 de nov. de 2021

Ki legal!!! Prefeitura de Mojui dá apoio a estudantes do Enem


A Prefeitura de Mojuí dos Campos, região Oeste do Pará, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizará nos dias 21 e 28 de novembro o transporte gratuito para os candidatos que irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no município de Santarém.


O ponto de concentração para os estudantes será na Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro, a partir das 09h30. O ônibus, com capacidade para até  65 passageiros,  sairá às 10h30. 


Importante: Não é necessário fazer nenhum cadastro, mas a Semed está com uma relação com  nomes dos candidatos interessados pelo transporte.



Cronograma do Enem 2021

- Provas: 21 e 28 de novembro

- 21 de novembro: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias

- 28 de novembro: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias

- Abertura dos portões: 12h

- Fechamento dos portões: 13h

- Início das provas: 13h30

- Término das provas 1º dia: 19h

- Término das provas 2º dia: 18h30

- Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022


O que levar no dia da prova

- Documento original com foto: RG, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros. Não é válido a apresentação de carteirinha de estudante, crachá ou cópia mesmo autenticada de documento original.

- Álcool em gel

- Máscara

- Cartão de confirmação de inscrição

- Caneta preta

- Lanche


Por Adonias Silva

Revisado e editado por Adonias Silva

Assessoria de Comunicação - ASCOM


Prefeitura de Mojui dos Campos/ Cuidando da Gente.

Investimentos /Como fugir dos riscos atuais no Mercado de Ações

Magalu, Via Varejo, BRF: analistas orientam o que fazer após balanços decepcionantes


Com o aumento na inflação de grãos, BRF divulgou prejuízo de R$ 277,5 milhões; mas profissionais acreditam que ainda não é hora para vender os papéis.


Nesta semana, chegou ao fim a mais recente temporada de balanços, quando as empresas listadas na Bolsa de Valores tinham de publicar os resultados operacionais referentes ao trimestre encerrado em 30 de setembro. Desta vez, companhias de grande volume de negócios na Bolsa decepcionaram o mercado, como a Magazine Luiza e a BRF.


Mesmo que o resultado tenha trazido prejuízo ou queda nos lucros, analistas acreditam que ainda não seria hora de se desfazer dos papéis dessas companhias. Pedro Serra, gerente da Ativa Investimentos, considera ser importante avaliar todo o setor nos quais essas empresas estão inseridas antes de tomar uma decisão.


Por outro lado, essa não é uma visão quando a análise trata da Via Varejo e do Grupo Pão de Açúcar. Ambas as companhias apresentaram resultados negativos no terceiro trimestre. Para os analistas, elas estão em um cenário menos propício para a recuperação. Ainda que a decisão de vender ou manter dependa da estratégia de carteira de cada investidor, há análises que podem ajudar a tomar ações assertivas.

Em 11 de novembro, por exemplo, o Magazine Luiza divulgou queda de quase 90% no lucro líquido, passando de R$ 215,9 milhões em 2020 para R$ 22,6 milhões em 2021. Entre a quinta-feira e a sexta (12), os papéis da varejista tiveram desvalorização de 18,3%. E nesta semana, caíram mais 31,58%, de acordo com o fechamento de ontem, e estavam a R$ 9,47 às 11h de hoje.

Na avaliação do analista da Ativa, é natural que a comparação com 2020, no caso do varejo digital, apresente queda em 2021, devido à reabertura da economia, que faz com que consumidores voltem a gastar com restaurantes e viagens, diminuindo aportes no varejo, e à alta na taxa de juros ocorridas nos últimos meses. “O e- commerce sofreu muito na Bolsa, mas, no caso da Magalu, vale a pena confiar na empresa.

Ela caiu muito nos últimos dias, porém para aqueles que esperam investimento no longo prazo ainda é uma boa opção”, diz.


Regis Chinchila, analista da Terra Investimentos, também pontua o aumento da concorrência no setor, com o crescimento da operação do Mercado Livre e da Amazon no Brasil. Apesar disso, também enxerga a Magalu de modo otimista. “É uma empresa com caixa e fundamentos sólidos para lidar com a concorrência acirrada. Deve atravessar um cenário complicado até meados de 2022 e então se recuperar”, afirma.



No caso da Via Varejo, o que decepcionou foram os R$ 638 milhões de prejuízo no terceiro trimestre. No mesmo período de 2020, a companhia havia registrado lucro líquido de R$ 590 milhões. E, neste caso, pode já não ser uma boa opção para aportes, segundo André Zonaro, analista da Nord Research. Ele destaca que a empresa teve de realizar uma provisão de R$ 887 milhões no período, relacionada a despesas trabalhistas, o equivalente a 10% da receita entre julho e setembro.


Somado a isso, o desempenho das lojas físicas da companhia também decepcionaram o mercado, ainda que o varejo online tenha apresentado crescimento. “As lojas físicas têm um percentual maior na receita e não conseguiram acompanhar o online, o online sozinho não foi suficiente para compensar as lojas físicas e os dois juntos não compensam as provisões trabalhistas que ainda devem durar por meses”, analisa.


Este cenário, junto com o aumento na taxa de juros e redução nas vendas do varejo nacional, faz com que Zonaro não recomende o investimento em ações da empresa. “Investir em Via Varejo pode ser uma medida muito arriscada”, diz. Nesta semana, as ações da companhia acumulam queda de 9,08% e às 12h de hoje estavam cotadas à R$ 5,61.


Chinchila, da Terra, explica que as altas inflacionárias dificultam o consumo no setor. “Com menor poder de compra, a população está passando por uma mudança de comportamento e buscando preços melhores no atacarejo, como Atacadão e Assaí”, diz.


Neste cenário, as marcas Pão de Açúcar e Carrefour têm desempenhos afetados, além de sofrerem com o aumento dos preços de importação de produtos. A mudança do comportamento do consumidor deve permanecer mesmo no pós-pandemia, com a previsão de que a inflação só deve começar a se comportar em 2023, ressalta o analista.


Serra, da Ativa, pontua que não é que os investidores devam vender a participação acionária nestas empresas. “Elas estão passando por um momento ruim, mas não são companhias endividadas e continuam gerando caixa”, comenta.


No setor alimentício, o prejuízo de R$ 277,5 milhões divulgado pela BRF, processadora de frangos e suínos, também chamou a atenção do mercado. Serra explica que o prejuízo deve-se à pressão inflacionária no custo de grãos como milho e soja, que são utilizados pela empresa como razão para os frangos. “O preço destes grãos pressionou a margem da empresa e deve se manter alto nos próximos meses”, diz.


Chinchila, por sua vez, também ressalta a queda nas exportações ao mercado chinês como um dos motivos para o prejuízo da BRF, mas reforça que a empresa “já passou por crises piores, tem um histórico de fundamento e solidez e está preparada para lidar com as dificuldades da inflação”. A recomendação do analista é de manutenção da posição acionária na companhia.


As surpresas negativas foram além dos setores de varejo e alimentos. Companhias da área de saúde também enfrentaram balanços ruins. A HapVida, por exemplo, teve queda de 82,4% no lucro líquido, e a NotreDame Intermédica, prejuízo de R$ 90,7 milhões.


Serra, da Ativa, destaca que os resultados ruins aconteceram devido à volta do custo de procedimentos médicos no setor. Ele acredita que esse é um movimento temporário. “O paciente que tinha um procedimento simples para fazer não fez durante a pandemia e está agendando apenas agora”, diz. “Outro ponto é a inflação médica, que é sempre muito mais alta que o IPCA, pois tem muitos produtos importados, remédios, exames e procedimentos com dólar no custo.”


Ainda assim, o analista tem uma visão otimista para as empresas. Serra ressalta que ambas as companhias estão crescendo e fazendo aquisições. “O setor público não tem mais capacidade para investir em saúde. Essa lacuna é ocupada por empresas privadas”, afirma.


Por : FORBES Brasil


Eleições 2024/ Confira Dicas para Votar com Tranquilidade!!!

Faltam menos de 30 dias para as Eleições Municipais de 2024. O 1º turno do pleito acontece no dia 6 de outubro, e o 2º turno, onde for neces...