8 de out. de 2021

Sobre a mãe dos grandes filhos...

Em esclarecedora  missiva, o patrício pesquisador lusitano Manoel dos Santos relata ao contemporâneo nosso colaborador, o sexólogo Dr. Hiroito Sedorga*,  sobre breve pesquisa (por sinal muuuito profunda), pormenores históricos envolvendo a profissão mais antiga do mundo e que infelizmente encontra-se em extinção; a das profissionais do sexo.


Com um suspiro de alcova e lembrando das antigas mulheres do cais (vulgarmente chamadas putas ou acompanhantes, entre os  "High society"), voltemos aos compêndios historicos:


"O renomado pesquisador e homem de letras, além de exímio atleta de alcova, nos lembra que hoje em dia, existem   meninas "de família"que dão mais que as do ramo propriamente, daí a extinção das "ativas" e altivas na profissão  mais antiga do mundo".


A resposta se perdeu nas névoas do tempo e nas muitas camas de bordel frequentadas por homens sérios, porém zelosos de uma boa pulada de muro, ou mesmo uma trepada paralela.. “Em quase todas as línguas existe essa história de que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo, mas a verdade é que ninguém sabe por quê”, afirma a historiadora Marieke van Doorninck, da fundação A. de Graaf, na Holanda, um dos mais respeitados centros mundiais de estudos sobre a prostituição. Mas que essa profissão é antiga, é.

Uma prostituta chamada Shamhata, por exemplo, tem um papel importante na lenda suméria de Gilgamesh, a mais antiga narrativa épica do planeta (2500 a.C.). Na Atenas do século VI a.C., as meretrizes já eram regulamentadas e pagavam rios de impostos ao Estado. O curioso é que sua forma mais antiga talvez seja a prostituição religiosa. O sexo fazia parte das atribuições das sacerdotisas em muitas religiões pagãs da antigüidade. Na Babilônia, dois milênios antes de Cristo, todas as mulheres eram obrigadas, antes do casamento, a servir durante pelo menos um dia como prostituta no templo de Ishtar, deusa do amor.

A renda obtida desse favor sexual, era dividida fervorosamente e de modo sacrossanto entre o templo e os cofres da cidade. Às portas do templo, claro, havia sempre filas de pagantes que vinham de longe para o culto à deusa. (Em nome da deusa, tudo se torna puro e santo, é fato!!!).

Por todos esses predicados históricos, custa nos acreditar que muitos homens sérios, entre eles políticos reconhecidamente corruptos, ainda se sintam ofendidos ao serem denominados de grandississimos filhos da puta. Tenho dito. 


*Dr. Hiroito Sedorga atende sempre às terças, depois da novena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gestão Nélio Aguiar e o Brilho da Cidade Pérola do Tapajós!!!

Verdade; Com o Prefeito Nélio Aguiar, Santarém Avançou e Melhorou!!!