9 de set. de 2021

"Urina Preta" pode ter primeiro caso confirmado em Belém

Na capital, um caso sob suspeita





Belém tem um caso sob suspeita da doença de Haff (urina preta) sendo investigado. Em Santarém,  um homem morreu. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).


Em nota, a Sespa informou que “…por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), foi notificada e está investigando, no momento, dois casos sendo eles em Belém e Santarém. A Sespa emitiu nota de alerta com orientações para identificação e notificação de casos suspeitos”.


Ainda por nota, a Sespa orienta que “…em caso de sintomas é necessário buscar atendimento imediatamente na rede pública de saúde do município. Ressaltamos que o monitoramento, bem como o acompanhamento dos pacientes é de responsabilidade da vigilância do município”.


Popularmente conhecida como doença da “urina preta”, a Doença de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinadas espécies de peixe. Os músculos e rins são as áreas mais afetadas. A forma de contaminação do peixe ainda não é conhecida de fato, mas alguns especialistas afirmam que o mau condicionamento esteja ligado diretamente.


Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faltando 15 Dias Pra Vitória do 15!!!

Zé 15. O candidato Voz do Povo.  E Voz de Deus!!! Zé  15!!!