21 de nov. de 2021

Mojui/ "Ônibus da Vacina" atropelando Covid!!!

A Prefeitura de Mojuí dos Campos,através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apresentou mais uma estratégia para garantir imunização para a população que vive nas regiões mais distantes ou de difícil acesso do interior do município. É o "Ônibus da Vacina", veículo transformado em unidade móvel de saúde para levar a vacina contra a Covid-19 ao público mais vulnerável.



As comunidades Corpus Christi e Piranha foram as primeiras beneficiadas, nos dias 17 e 18 de novembro.

Segundo a Secretaria de Saúde, responsável pela execução da logística das viagens, a proposta também é ampliar a cobertura vacinal em toda região com aplicação da 1ª e 2ª dose, dose de reforço para idosos, imunossuprimidos e profissionais da saúde. Conforme a Semsa, em dois dias foram administradas 381 doses no total (imunizantes da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac), sendo 140 na comunidade Corpus Christi e 241 na comunidade Igarapé do Piranha.


Para a enfermeira Kesia Aguiar, coordenadora de imunização da Semsa, a logística segue todos os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. "O ônibus é todo climatizado, a vacina da Pfizer exige um ambiente climatizado e dessa forma fizemos nas duas comunidades. Tivemos uma grande procura pelos imunizantes, para primeira e segunda dose e dose de reforço também. A população ficou muito feliz", afirmou.

O secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, citou que a iniciativa vai contribuir para acelerar a chegada da vacina nas localidades mais distantes. "Essa é mais uma ação da Prefeitura, da Secretaria de Saúde de Mojuí dos Campos para a população que se encontra impossibilitada de se deslocar até os pontos de vacinação, até a zona urbana. Outras comunidades serão contempladas com nossa ação", enfatizou.

O jovem prefeito Marco Antônio Lima destacou os esforços da gestão municipal para que toda a população tenha acesso à vacina. "O Ministério da Saúde envia a vacina, o Governo do Estado distribui ao município e o Município disponibiliza as vacinas e os profissionais para fazer a aplicação das doses. O esforço está sendo muito grande para imunizar toda a nossa população, e precisamos combater a pandemia. Isso só é possível com a vacinação".


Por Adonias Silva e Elivado Silva

Revisado e editado por Adonias Silva

Assessoria de Comunicação - ASCOM

Prefeitura de Mojui dos Campos/ Cuidando da Gente.

20 de nov. de 2021

Mais Qualidade na "Gelada" / Cevada resistente à seca!!!

A maior cervejaria do mundo está apostando em cultivares de alta tecnologia e em técnicas agrícolas aprimoradas na África do Sul



A South African Breweries (SAB), parte da Anheuser-Busch InBev, está apostando que novas variedades de cevada resistente à seca ajudarão a manter a produção anual recorde em seu importante mercado doméstico de cerveja e a atender à demanda em outras partes do continente, disseram as autoridades.


A maior cervejaria do mundo está apostando em cultivares de alta tecnologia e em técnicas agrícolas aprimoradas na África do Sul, que eliminarão a escassez de cevada e malte, favorecendo planos de expansão.


Os cientistas dizem que as condições de maiores secas na África do Sul, devido ao aquecimento global, podem diminuir a produção de cevada em Caledon, a principal área de cultivo do país, onde a AB Inbev também converte cevada em malte em sua fábrica de 180.000 toneladas.


Atualmente, o malte é importado da Europa apenas quando os volumes de produção local não atendem aos parâmetros de qualidade ou se há redução safra devido à seca.


Mas, o plano a longo prazo é exportar eventualmente maiores quantidades de malte à medida que a produção de cevada aumente, sendo a África o principal mercado alvo de exportação, disseram funcionários da empresa.


Ao usar cevada resistente à seca e uma agronomia aprimorada, o diretor para desenvolvimeno agrícola da AB-InBev na África, Josh Hammann, disse que a companhia superou a meta de atingir 475.000 toneladas de produção de cevada até 2021, com uma colheita recorde de 560.000 toneladas alcançada na temporada de 2020, quando as chuvas foram boas.


Os pesquisadores também estão fazendo experiências com novos cultivos de milho, sorgo e mandioca para atender às perspectivas de fabricação de bebidas destiladas na Tanzânia, Uganda e Moçambique.


Os cientistas estão entusiasmados com seu mais recente cultivo de cevada Kadie, que tem um potencial de alto rendimento, uma alta porcentagem de maciez do grão e amadurece mais rápido do que outras variedades em terras secas.


“É rápido, é curto e tem fator X”, disse Daniel de Klerk, criador do instituto de pesquisa, sobre a nova variedade.


Kadie pode ser considerada para uso na Budweiser e, se testada com sucesso, pode se tornar a primeira variedade africana de cevada usada para a popular cerveja americana, disseram as autoridades.


O post AB-Inbev aposta em variedades de cevada resistentes à seca para produção de cerveja na África.


Fotos: reprodução redes sociais

Por: Forbes Brasil.



19 de nov. de 2021

Ki legal!!! Prefeitura de Mojui dá apoio a estudantes do Enem


A Prefeitura de Mojuí dos Campos, região Oeste do Pará, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizará nos dias 21 e 28 de novembro o transporte gratuito para os candidatos que irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no município de Santarém.


O ponto de concentração para os estudantes será na Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro, a partir das 09h30. O ônibus, com capacidade para até  65 passageiros,  sairá às 10h30. 


Importante: Não é necessário fazer nenhum cadastro, mas a Semed está com uma relação com  nomes dos candidatos interessados pelo transporte.



Cronograma do Enem 2021

- Provas: 21 e 28 de novembro

- 21 de novembro: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias

- 28 de novembro: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias

- Abertura dos portões: 12h

- Fechamento dos portões: 13h

- Início das provas: 13h30

- Término das provas 1º dia: 19h

- Término das provas 2º dia: 18h30

- Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022


O que levar no dia da prova

- Documento original com foto: RG, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros. Não é válido a apresentação de carteirinha de estudante, crachá ou cópia mesmo autenticada de documento original.

- Álcool em gel

- Máscara

- Cartão de confirmação de inscrição

- Caneta preta

- Lanche


Por Adonias Silva

Revisado e editado por Adonias Silva

Assessoria de Comunicação - ASCOM


Prefeitura de Mojui dos Campos/ Cuidando da Gente.

Investimentos /Como fugir dos riscos atuais no Mercado de Ações

Magalu, Via Varejo, BRF: analistas orientam o que fazer após balanços decepcionantes


Com o aumento na inflação de grãos, BRF divulgou prejuízo de R$ 277,5 milhões; mas profissionais acreditam que ainda não é hora para vender os papéis.


Nesta semana, chegou ao fim a mais recente temporada de balanços, quando as empresas listadas na Bolsa de Valores tinham de publicar os resultados operacionais referentes ao trimestre encerrado em 30 de setembro. Desta vez, companhias de grande volume de negócios na Bolsa decepcionaram o mercado, como a Magazine Luiza e a BRF.


Mesmo que o resultado tenha trazido prejuízo ou queda nos lucros, analistas acreditam que ainda não seria hora de se desfazer dos papéis dessas companhias. Pedro Serra, gerente da Ativa Investimentos, considera ser importante avaliar todo o setor nos quais essas empresas estão inseridas antes de tomar uma decisão.


Por outro lado, essa não é uma visão quando a análise trata da Via Varejo e do Grupo Pão de Açúcar. Ambas as companhias apresentaram resultados negativos no terceiro trimestre. Para os analistas, elas estão em um cenário menos propício para a recuperação. Ainda que a decisão de vender ou manter dependa da estratégia de carteira de cada investidor, há análises que podem ajudar a tomar ações assertivas.

Em 11 de novembro, por exemplo, o Magazine Luiza divulgou queda de quase 90% no lucro líquido, passando de R$ 215,9 milhões em 2020 para R$ 22,6 milhões em 2021. Entre a quinta-feira e a sexta (12), os papéis da varejista tiveram desvalorização de 18,3%. E nesta semana, caíram mais 31,58%, de acordo com o fechamento de ontem, e estavam a R$ 9,47 às 11h de hoje.

Na avaliação do analista da Ativa, é natural que a comparação com 2020, no caso do varejo digital, apresente queda em 2021, devido à reabertura da economia, que faz com que consumidores voltem a gastar com restaurantes e viagens, diminuindo aportes no varejo, e à alta na taxa de juros ocorridas nos últimos meses. “O e- commerce sofreu muito na Bolsa, mas, no caso da Magalu, vale a pena confiar na empresa.

Ela caiu muito nos últimos dias, porém para aqueles que esperam investimento no longo prazo ainda é uma boa opção”, diz.


Regis Chinchila, analista da Terra Investimentos, também pontua o aumento da concorrência no setor, com o crescimento da operação do Mercado Livre e da Amazon no Brasil. Apesar disso, também enxerga a Magalu de modo otimista. “É uma empresa com caixa e fundamentos sólidos para lidar com a concorrência acirrada. Deve atravessar um cenário complicado até meados de 2022 e então se recuperar”, afirma.



No caso da Via Varejo, o que decepcionou foram os R$ 638 milhões de prejuízo no terceiro trimestre. No mesmo período de 2020, a companhia havia registrado lucro líquido de R$ 590 milhões. E, neste caso, pode já não ser uma boa opção para aportes, segundo André Zonaro, analista da Nord Research. Ele destaca que a empresa teve de realizar uma provisão de R$ 887 milhões no período, relacionada a despesas trabalhistas, o equivalente a 10% da receita entre julho e setembro.


Somado a isso, o desempenho das lojas físicas da companhia também decepcionaram o mercado, ainda que o varejo online tenha apresentado crescimento. “As lojas físicas têm um percentual maior na receita e não conseguiram acompanhar o online, o online sozinho não foi suficiente para compensar as lojas físicas e os dois juntos não compensam as provisões trabalhistas que ainda devem durar por meses”, analisa.


Este cenário, junto com o aumento na taxa de juros e redução nas vendas do varejo nacional, faz com que Zonaro não recomende o investimento em ações da empresa. “Investir em Via Varejo pode ser uma medida muito arriscada”, diz. Nesta semana, as ações da companhia acumulam queda de 9,08% e às 12h de hoje estavam cotadas à R$ 5,61.


Chinchila, da Terra, explica que as altas inflacionárias dificultam o consumo no setor. “Com menor poder de compra, a população está passando por uma mudança de comportamento e buscando preços melhores no atacarejo, como Atacadão e Assaí”, diz.


Neste cenário, as marcas Pão de Açúcar e Carrefour têm desempenhos afetados, além de sofrerem com o aumento dos preços de importação de produtos. A mudança do comportamento do consumidor deve permanecer mesmo no pós-pandemia, com a previsão de que a inflação só deve começar a se comportar em 2023, ressalta o analista.


Serra, da Ativa, pontua que não é que os investidores devam vender a participação acionária nestas empresas. “Elas estão passando por um momento ruim, mas não são companhias endividadas e continuam gerando caixa”, comenta.


No setor alimentício, o prejuízo de R$ 277,5 milhões divulgado pela BRF, processadora de frangos e suínos, também chamou a atenção do mercado. Serra explica que o prejuízo deve-se à pressão inflacionária no custo de grãos como milho e soja, que são utilizados pela empresa como razão para os frangos. “O preço destes grãos pressionou a margem da empresa e deve se manter alto nos próximos meses”, diz.


Chinchila, por sua vez, também ressalta a queda nas exportações ao mercado chinês como um dos motivos para o prejuízo da BRF, mas reforça que a empresa “já passou por crises piores, tem um histórico de fundamento e solidez e está preparada para lidar com as dificuldades da inflação”. A recomendação do analista é de manutenção da posição acionária na companhia.


As surpresas negativas foram além dos setores de varejo e alimentos. Companhias da área de saúde também enfrentaram balanços ruins. A HapVida, por exemplo, teve queda de 82,4% no lucro líquido, e a NotreDame Intermédica, prejuízo de R$ 90,7 milhões.


Serra, da Ativa, destaca que os resultados ruins aconteceram devido à volta do custo de procedimentos médicos no setor. Ele acredita que esse é um movimento temporário. “O paciente que tinha um procedimento simples para fazer não fez durante a pandemia e está agendando apenas agora”, diz. “Outro ponto é a inflação médica, que é sempre muito mais alta que o IPCA, pois tem muitos produtos importados, remédios, exames e procedimentos com dólar no custo.”


Ainda assim, o analista tem uma visão otimista para as empresas. Serra ressalta que ambas as companhias estão crescendo e fazendo aquisições. “O setor público não tem mais capacidade para investir em saúde. Essa lacuna é ocupada por empresas privadas”, afirma.


Por : FORBES Brasil


18 de nov. de 2021

Escapamentos adulterados e som alto nos carros, Na mira da Lei!!!

A Câmara municipal de Santarém, através do vereador Carlos Silva, (PSC), resolveu pôr um freio e um "sinal vermelho " no caminho dos "barulhentos" de plantão que circulam nas ruas da cidade Pérola do Tapajós.


O vereador Carlos Silva (PSC), apresentou na Tribuna do legislativo santareno, Projeto de Lei onde aborda o combate intenso  que deve existir aos motoristas e motociclistas que adulterarem o sistema de escapamento no extremo de ultrapassar os níveis de ruído recomendados por Lei.


O projeto legislativo,  engloba também veículos usados no serviço urbanos e transporte rodoviário.


Ainda no assunto; o chefe de fiscalização do Detran, em Santarém, advogado Marlon Azevedo, destacou: "diariamente recebemos muitas denúncias em relação à poluição sonora; não apenas proporcionados por carros automotivos, como também pela adulteração de escapamento de carros e motos, o que por si só justifica uma fiscalização mais específica por parte do Detran ".

Marlon Azevedo ressalta que, a população reclama muito principalmente do barulho próximo a escolas e hospitais. Por isso a mobilização mais intensa de órgãos fiscalizadores aos mais atrevidos, que "alteram" escapamentos de carros e motos e ainda acham de fazer de seus veículos discoteca ambulante. 

" E quem desrespeita a Lei, sempre é passível em sofrer multas, apreensões e autuações", lembra ele.


Recado dado, fica avisado: A partir de agora, quem desrespeitar o direito ao sossego alheio e  a lei do silêncio, pode pagar a ousadia com pesada multa no valor de dois salários mínimos, valor esse que será dobrado no primeiro "flagrante" e duplicado, caso o infrator ouse prosseguir na prática criminosa de desrespeitar o sossego alheio, fazendo do automóvel uma máquina  de fazer barulho  e satanizar ouvido e nervos de pessoas inocentes; esses "grandissisimos filhos" deveriam era usar o carro ou moto somente para transporte. Sem o barulho de mil demônios que fazem, e sem a trilha sonora do fundo do inferno que proporcionam, ouvindo música de gosto duvidoso em alto som 


Para os barulhentos automotivos, o rigor da Lei. Em silêncio...


Carlos Cruz, repórter.





Gigante do Varejo em Crise!!!

“Quem lacra, não lucra”: Ações do Magazine Luiza seguem despencando; VEJA.



Os papéis da companhia já haviam registrado forte baixa na terça (16/11), quando terminaram o dia em R$ 9,74, após queda de 12,65%.

haviam registrado forte baixa na terça (16/11), quando terminaram o dia em R$ 9,74, após queda de 12,65%.


A gigante do e-commerce viu o valor de mercado despencar após um período de boas colheitas no fim do ano passado. Em novembro de 2020, as ações do Magazine Luiza valiam R$ 27,39, o maior patamar até agora.


Segundo levantamento da Economatica, empresa que faz estudos sobre a B3, o valor de mercado da varejista em outubro de 2020 era de R$ 159.681.253. No mês passado, caiu para R$ 71.376.727 – uma retração de R$ 88 bilhões, o que corresponde a 55,3%.



Os resultados negativos ocorrem após a empresa revelar que registrou forte tombo no seu lucro durante o terceiro trimestre. Segundo a companhia, o lucro ajustado de julho a setembro foi de R$ 22,6 milhões, com cerca de 90% de queda ante os R$ 215,9 milhões de um ano antes. O cenário impactou principalmente as lojas físicas, que tiveram redução de 8% no período.


O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa de Valores, também registrou forte queda nesta quarta, de 1,39%, caindo a 102.948 pontos – menor patamar desde novembro do ano passado.


Terra Brasil Notícias 


Oportunidade de lucro no comércio/Donos de grandes lojas se tornam donos de agência de publicidade!!!

Tomara que a moda chegue em Santarém pra incentivar empregos e mais renda$$$.

Grandes varejistas mundiais estão investindo em negócios de publicidade



Os varejistas desejam explorar suas percepções sobre o comportamento do consumidor para atrair dólares de publicidade de fabricantes como Procter & Gamble e Kraft Heinz em um momento no qual empresas enfrentam novos desafios para direcionar o marketing online.


O Walmart disse ontem (16) que as vendas de seu negócio de publicidade aumentaram quase 240% no terceiro trimestre em uma base de dois anos. Os anúncios ajudam “fornecedores e operadores de marketplace a vender mais, ao mesmo tempo que criam uma nova oportunidade de lucro para nós”, afirmou o presidente-executivo da companhia, Doug McMillon.


Os varejistas, por sua vez, esperam atrair os fabricantes a comprar anúncios em seus sites e aplicativos de compras. Da Tesco, no Reino Unido, à Target, com sede nos Estados Unidos, essas companhias vêm tentando há anos conquistar um nicho no mundo da mídia. Mas agora, as crescentes vendas de comércio eletrônico as ajudam a reunir dados potencialmente mais valiosos sobre o comportamento do consumidor.


A Reuters revelou no ano passado que o Walmart estava a caminho de ganhar quase US$ 1 bilhão em vendas de publicidade em 2020. Isso se compara a vendas de anúncios nos EUA por Facebook e Google em 2020 de cerca de US$ 40 bilhões cada, de acordo com a eMarketer.


Quase todos os 10 maiores varejistas em vendas mundiais, incluindo Target e Home Depot, lançaram negócios de publicidade, e outros devem vir em seguida, disse Eric Franchi, sócio da MathCapital, que investe em startups de marketing e mídia. (Com Reuters). Forbes Brasil












Gestão Nélio Aguiar e o Brilho da Cidade Pérola do Tapajós!!!

Verdade; Com o Prefeito Nélio Aguiar, Santarém Avançou e Melhorou!!!