19 de nov. de 2021

Ki legal!!! Prefeitura de Mojui dá apoio a estudantes do Enem


A Prefeitura de Mojuí dos Campos, região Oeste do Pará, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizará nos dias 21 e 28 de novembro o transporte gratuito para os candidatos que irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no município de Santarém.


O ponto de concentração para os estudantes será na Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro, a partir das 09h30. O ônibus, com capacidade para até  65 passageiros,  sairá às 10h30. 


Importante: Não é necessário fazer nenhum cadastro, mas a Semed está com uma relação com  nomes dos candidatos interessados pelo transporte.



Cronograma do Enem 2021

- Provas: 21 e 28 de novembro

- 21 de novembro: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias

- 28 de novembro: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias

- Abertura dos portões: 12h

- Fechamento dos portões: 13h

- Início das provas: 13h30

- Término das provas 1º dia: 19h

- Término das provas 2º dia: 18h30

- Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022


O que levar no dia da prova

- Documento original com foto: RG, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros. Não é válido a apresentação de carteirinha de estudante, crachá ou cópia mesmo autenticada de documento original.

- Álcool em gel

- Máscara

- Cartão de confirmação de inscrição

- Caneta preta

- Lanche


Por Adonias Silva

Revisado e editado por Adonias Silva

Assessoria de Comunicação - ASCOM


Prefeitura de Mojui dos Campos/ Cuidando da Gente.

Investimentos /Como fugir dos riscos atuais no Mercado de Ações

Magalu, Via Varejo, BRF: analistas orientam o que fazer após balanços decepcionantes


Com o aumento na inflação de grãos, BRF divulgou prejuízo de R$ 277,5 milhões; mas profissionais acreditam que ainda não é hora para vender os papéis.


Nesta semana, chegou ao fim a mais recente temporada de balanços, quando as empresas listadas na Bolsa de Valores tinham de publicar os resultados operacionais referentes ao trimestre encerrado em 30 de setembro. Desta vez, companhias de grande volume de negócios na Bolsa decepcionaram o mercado, como a Magazine Luiza e a BRF.


Mesmo que o resultado tenha trazido prejuízo ou queda nos lucros, analistas acreditam que ainda não seria hora de se desfazer dos papéis dessas companhias. Pedro Serra, gerente da Ativa Investimentos, considera ser importante avaliar todo o setor nos quais essas empresas estão inseridas antes de tomar uma decisão.


Por outro lado, essa não é uma visão quando a análise trata da Via Varejo e do Grupo Pão de Açúcar. Ambas as companhias apresentaram resultados negativos no terceiro trimestre. Para os analistas, elas estão em um cenário menos propício para a recuperação. Ainda que a decisão de vender ou manter dependa da estratégia de carteira de cada investidor, há análises que podem ajudar a tomar ações assertivas.

Em 11 de novembro, por exemplo, o Magazine Luiza divulgou queda de quase 90% no lucro líquido, passando de R$ 215,9 milhões em 2020 para R$ 22,6 milhões em 2021. Entre a quinta-feira e a sexta (12), os papéis da varejista tiveram desvalorização de 18,3%. E nesta semana, caíram mais 31,58%, de acordo com o fechamento de ontem, e estavam a R$ 9,47 às 11h de hoje.

Na avaliação do analista da Ativa, é natural que a comparação com 2020, no caso do varejo digital, apresente queda em 2021, devido à reabertura da economia, que faz com que consumidores voltem a gastar com restaurantes e viagens, diminuindo aportes no varejo, e à alta na taxa de juros ocorridas nos últimos meses. “O e- commerce sofreu muito na Bolsa, mas, no caso da Magalu, vale a pena confiar na empresa.

Ela caiu muito nos últimos dias, porém para aqueles que esperam investimento no longo prazo ainda é uma boa opção”, diz.


Regis Chinchila, analista da Terra Investimentos, também pontua o aumento da concorrência no setor, com o crescimento da operação do Mercado Livre e da Amazon no Brasil. Apesar disso, também enxerga a Magalu de modo otimista. “É uma empresa com caixa e fundamentos sólidos para lidar com a concorrência acirrada. Deve atravessar um cenário complicado até meados de 2022 e então se recuperar”, afirma.



No caso da Via Varejo, o que decepcionou foram os R$ 638 milhões de prejuízo no terceiro trimestre. No mesmo período de 2020, a companhia havia registrado lucro líquido de R$ 590 milhões. E, neste caso, pode já não ser uma boa opção para aportes, segundo André Zonaro, analista da Nord Research. Ele destaca que a empresa teve de realizar uma provisão de R$ 887 milhões no período, relacionada a despesas trabalhistas, o equivalente a 10% da receita entre julho e setembro.


Somado a isso, o desempenho das lojas físicas da companhia também decepcionaram o mercado, ainda que o varejo online tenha apresentado crescimento. “As lojas físicas têm um percentual maior na receita e não conseguiram acompanhar o online, o online sozinho não foi suficiente para compensar as lojas físicas e os dois juntos não compensam as provisões trabalhistas que ainda devem durar por meses”, analisa.


Este cenário, junto com o aumento na taxa de juros e redução nas vendas do varejo nacional, faz com que Zonaro não recomende o investimento em ações da empresa. “Investir em Via Varejo pode ser uma medida muito arriscada”, diz. Nesta semana, as ações da companhia acumulam queda de 9,08% e às 12h de hoje estavam cotadas à R$ 5,61.


Chinchila, da Terra, explica que as altas inflacionárias dificultam o consumo no setor. “Com menor poder de compra, a população está passando por uma mudança de comportamento e buscando preços melhores no atacarejo, como Atacadão e Assaí”, diz.


Neste cenário, as marcas Pão de Açúcar e Carrefour têm desempenhos afetados, além de sofrerem com o aumento dos preços de importação de produtos. A mudança do comportamento do consumidor deve permanecer mesmo no pós-pandemia, com a previsão de que a inflação só deve começar a se comportar em 2023, ressalta o analista.


Serra, da Ativa, pontua que não é que os investidores devam vender a participação acionária nestas empresas. “Elas estão passando por um momento ruim, mas não são companhias endividadas e continuam gerando caixa”, comenta.


No setor alimentício, o prejuízo de R$ 277,5 milhões divulgado pela BRF, processadora de frangos e suínos, também chamou a atenção do mercado. Serra explica que o prejuízo deve-se à pressão inflacionária no custo de grãos como milho e soja, que são utilizados pela empresa como razão para os frangos. “O preço destes grãos pressionou a margem da empresa e deve se manter alto nos próximos meses”, diz.


Chinchila, por sua vez, também ressalta a queda nas exportações ao mercado chinês como um dos motivos para o prejuízo da BRF, mas reforça que a empresa “já passou por crises piores, tem um histórico de fundamento e solidez e está preparada para lidar com as dificuldades da inflação”. A recomendação do analista é de manutenção da posição acionária na companhia.


As surpresas negativas foram além dos setores de varejo e alimentos. Companhias da área de saúde também enfrentaram balanços ruins. A HapVida, por exemplo, teve queda de 82,4% no lucro líquido, e a NotreDame Intermédica, prejuízo de R$ 90,7 milhões.


Serra, da Ativa, destaca que os resultados ruins aconteceram devido à volta do custo de procedimentos médicos no setor. Ele acredita que esse é um movimento temporário. “O paciente que tinha um procedimento simples para fazer não fez durante a pandemia e está agendando apenas agora”, diz. “Outro ponto é a inflação médica, que é sempre muito mais alta que o IPCA, pois tem muitos produtos importados, remédios, exames e procedimentos com dólar no custo.”


Ainda assim, o analista tem uma visão otimista para as empresas. Serra ressalta que ambas as companhias estão crescendo e fazendo aquisições. “O setor público não tem mais capacidade para investir em saúde. Essa lacuna é ocupada por empresas privadas”, afirma.


Por : FORBES Brasil


18 de nov. de 2021

Escapamentos adulterados e som alto nos carros, Na mira da Lei!!!

A Câmara municipal de Santarém, através do vereador Carlos Silva, (PSC), resolveu pôr um freio e um "sinal vermelho " no caminho dos "barulhentos" de plantão que circulam nas ruas da cidade Pérola do Tapajós.


O vereador Carlos Silva (PSC), apresentou na Tribuna do legislativo santareno, Projeto de Lei onde aborda o combate intenso  que deve existir aos motoristas e motociclistas que adulterarem o sistema de escapamento no extremo de ultrapassar os níveis de ruído recomendados por Lei.


O projeto legislativo,  engloba também veículos usados no serviço urbanos e transporte rodoviário.


Ainda no assunto; o chefe de fiscalização do Detran, em Santarém, advogado Marlon Azevedo, destacou: "diariamente recebemos muitas denúncias em relação à poluição sonora; não apenas proporcionados por carros automotivos, como também pela adulteração de escapamento de carros e motos, o que por si só justifica uma fiscalização mais específica por parte do Detran ".

Marlon Azevedo ressalta que, a população reclama muito principalmente do barulho próximo a escolas e hospitais. Por isso a mobilização mais intensa de órgãos fiscalizadores aos mais atrevidos, que "alteram" escapamentos de carros e motos e ainda acham de fazer de seus veículos discoteca ambulante. 

" E quem desrespeita a Lei, sempre é passível em sofrer multas, apreensões e autuações", lembra ele.


Recado dado, fica avisado: A partir de agora, quem desrespeitar o direito ao sossego alheio e  a lei do silêncio, pode pagar a ousadia com pesada multa no valor de dois salários mínimos, valor esse que será dobrado no primeiro "flagrante" e duplicado, caso o infrator ouse prosseguir na prática criminosa de desrespeitar o sossego alheio, fazendo do automóvel uma máquina  de fazer barulho  e satanizar ouvido e nervos de pessoas inocentes; esses "grandissisimos filhos" deveriam era usar o carro ou moto somente para transporte. Sem o barulho de mil demônios que fazem, e sem a trilha sonora do fundo do inferno que proporcionam, ouvindo música de gosto duvidoso em alto som 


Para os barulhentos automotivos, o rigor da Lei. Em silêncio...


Carlos Cruz, repórter.





Gigante do Varejo em Crise!!!

“Quem lacra, não lucra”: Ações do Magazine Luiza seguem despencando; VEJA.



Os papéis da companhia já haviam registrado forte baixa na terça (16/11), quando terminaram o dia em R$ 9,74, após queda de 12,65%.

haviam registrado forte baixa na terça (16/11), quando terminaram o dia em R$ 9,74, após queda de 12,65%.


A gigante do e-commerce viu o valor de mercado despencar após um período de boas colheitas no fim do ano passado. Em novembro de 2020, as ações do Magazine Luiza valiam R$ 27,39, o maior patamar até agora.


Segundo levantamento da Economatica, empresa que faz estudos sobre a B3, o valor de mercado da varejista em outubro de 2020 era de R$ 159.681.253. No mês passado, caiu para R$ 71.376.727 – uma retração de R$ 88 bilhões, o que corresponde a 55,3%.



Os resultados negativos ocorrem após a empresa revelar que registrou forte tombo no seu lucro durante o terceiro trimestre. Segundo a companhia, o lucro ajustado de julho a setembro foi de R$ 22,6 milhões, com cerca de 90% de queda ante os R$ 215,9 milhões de um ano antes. O cenário impactou principalmente as lojas físicas, que tiveram redução de 8% no período.


O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa de Valores, também registrou forte queda nesta quarta, de 1,39%, caindo a 102.948 pontos – menor patamar desde novembro do ano passado.


Terra Brasil Notícias 


Oportunidade de lucro no comércio/Donos de grandes lojas se tornam donos de agência de publicidade!!!

Tomara que a moda chegue em Santarém pra incentivar empregos e mais renda$$$.

Grandes varejistas mundiais estão investindo em negócios de publicidade



Os varejistas desejam explorar suas percepções sobre o comportamento do consumidor para atrair dólares de publicidade de fabricantes como Procter & Gamble e Kraft Heinz em um momento no qual empresas enfrentam novos desafios para direcionar o marketing online.


O Walmart disse ontem (16) que as vendas de seu negócio de publicidade aumentaram quase 240% no terceiro trimestre em uma base de dois anos. Os anúncios ajudam “fornecedores e operadores de marketplace a vender mais, ao mesmo tempo que criam uma nova oportunidade de lucro para nós”, afirmou o presidente-executivo da companhia, Doug McMillon.


Os varejistas, por sua vez, esperam atrair os fabricantes a comprar anúncios em seus sites e aplicativos de compras. Da Tesco, no Reino Unido, à Target, com sede nos Estados Unidos, essas companhias vêm tentando há anos conquistar um nicho no mundo da mídia. Mas agora, as crescentes vendas de comércio eletrônico as ajudam a reunir dados potencialmente mais valiosos sobre o comportamento do consumidor.


A Reuters revelou no ano passado que o Walmart estava a caminho de ganhar quase US$ 1 bilhão em vendas de publicidade em 2020. Isso se compara a vendas de anúncios nos EUA por Facebook e Google em 2020 de cerca de US$ 40 bilhões cada, de acordo com a eMarketer.


Quase todos os 10 maiores varejistas em vendas mundiais, incluindo Target e Home Depot, lançaram negócios de publicidade, e outros devem vir em seguida, disse Eric Franchi, sócio da MathCapital, que investe em startups de marketing e mídia. (Com Reuters). Forbes Brasil












17 de nov. de 2021

Cristo Rei só Jesus salva do abandono...



Por parte da prefeitura, muito menos da secretaria de Turismo,  nenhum projeto de incentivo a valorização do espaço artístico cultural. E as lindas peças artesanais e seus autores, ficam expostos ao olhar e admiração do Nada existente no local vazio de visitantes.


No cenário que deveria servir para demonstração ampla da cultura regional, somente se encontra o semblante desolado das pessoas que colocam seus produtos artesanais à venda, infelizmente sem compradores.


Entregue quase às moscas-  por sinal, nem insetos por lá comparecem- o centro de exposições Cristo Rei é mais um retrato literalmente em branco e preto do conceito sem valia que a administração municipal dispensa aos artesãos e à produção de artistas regionais.  


16 de nov. de 2021

A florista cega via com o coração. Confira!!!




Neste filme de 1931,  Luzes da Cidade, o vagabundo Carlitos conhece uma jovem florista cega (Virginia Cherrill), que acidentalmente o toma por um milionário.

Para não desapontá-la, o vagabundo finge ser rico e passa a se envolver com o dia a dia da moça. 

Logo ele descobre que ela tem alguns problemas financeiros e tenta ajudá-la a juntar dinheiro para pagar o aluguel e também fazer uma operação nos olhos dela, ainda que ele mesmo não tenha nenhuma posse.

Então ele passa a se envolver em pantominas divertidas para ganhar dinheiro.

Sem contar com ajuda do milionário, que reconhece ser seu amigo apenas quando está embriagado...

Enredos, roteiros  e takes à parte, chama a atenção a última cena do filme, quando a florista, após a cirurgia que lhe devolve a visão,  se torna  bem sucedida dona de uma floricultura e percebe o vagabundo na porta de sua loja e lhe oferece uma moeda e uma flor.


Ela, a florista,  percebe que Carlitos, o vagabundo, é seu benfeitor do passado...E assim se reencontram, sem precisar palavras. 


NOTA- Apesar do fato de que a produção de filmes mudos tinha diminuído com o avanço do cinema "falado", Luzes da Cidade, City Lights, tornou-se imediatamente popular e hoje é lembrado como uma das maiores realizações cinematográficas, dignas  do talento de Charles Spencer Chaplin, Charles Chaplin.


Uma homenagem a um gênio. Carlos Cruz


Mulher é morta e engolida por cobra de 5 metros, na Indonésia!!!

Um trágico e aterrorizante incidente ocorreu em uma plantação de seringueiras na província de Sulawesi do Sul, Indonésia.  O lavrador Safri,...